Hoje a equipe que se intitulou de "Equipe Pajé" me acompanhou em uma visita diferente, pois eu nunca tinha participado de uma visita como essa, principalmente, por ser tão bem acolhido pela Cacique Tanoné da tribo Kariri-Xocó, essa índia poderosa que comanda a aldeia. Ela com todo o seu carisma me contagiou e me motivou bastante com toda sua sabedoria e alegria de viver.
Fico muito feliz por que eles conseguiram o seu espaço desejado por muitos na região mais cara do Distrito Federal, onde encontra-se o Santuário, que por tradição da tribo, vivem lado a lado com os antepassados, ou seja, historia viva de uma população que corriam o risco de perder o que já era por direito.
Na aldeia vivem 16 famílias em convívio solidário, pois tudo é feito, como é o caso dos adornos e outros adereços que chamamos de artesanato são transformados em alimentos para todos, fora isso eles também possuem sua própria horta, dividindo sempre com a comunidade.
Fico muito grato em conhecê-los e disser que possam viver muitos anos passando essa sabedoria ao que nascem e vivem nesta comunidade indígena do Noroeste.
Deus abençoe a todos e vamos que vamos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário