domingo, 1 de janeiro de 2017

Minha Historia

Meu nome é Janio Farias Marques, nascido em Brasília no dia 15 de novembro de 1966.
Oriundo da Vila do IAPI (Assentamento dos moradores que trabalharam na construção de Brasília), foi transferido ainda garoto para outro assentamento onde hoje é a cidade de Ceilândia.
Viu de perto as dificuldades que vinha pela frente, pois o projeto abrigaria muitas pessoas no mesmo lugar, com isso, veio logo os primeiros obstáculos: escola, trabalho, transporte, saúde, entre outros.
As primeiras caminhadas para a escola, o primeiro emprego veio para só me reforçar no trabalho que faço hoje, pois, à época, os jovens podiam trabalhar, ajudando no custeio da casa.
Após ter trabalhado de engraxate, carregador de caixa com verduras na feira do produtor, ajudante no comércio, farmácia. Com o passar do tempo trabalhando em farmácia, juntei algum dinheiro e me tornei proprietário de uma. 
Passei em concurso e me tornei Policial Militar, carreira que me destaquei na cidade de Taguatinga com projeção nacional, e até fora do país.
O apelido que ganhei, eu me lembro como se fosse hoje: eu estava no cruzamento do centro da cidade quando uma criança se dirigiu até eu e disse: guarda...guarda...ali vi que seria melhor facilitar essa situação deixando me chamarem da maneira que achavam mais fácil, ficando muito conhecido por "Guarda" no herdado e a inicial do meu nome "Janio", com isso Guarda Janio foi o que melhor me aconteceu.
Com relação as manobras, a maneira simpática de chegar até as pessoas achei muito interessante, pois o policial é visto como uma autoridade repressora que impunha medo. Já ouvi algumas vezes as pessoas que colocavam medo nas crianças, quando falavam: fique quieto se vou chamar o policial. Como trabalhei no Grupo de Teatro da Policia Militar, quis colocar em prática algo que aprendi, que era chamar a atenção e ao mesmo tempo mostrar que o policial estava ali para ajudar, seja no trânsito, seja em outras ocorrências.
Paralelo ao meu trabalho, eu buscava ajudar algumas instituições que cuidavam de crianças abandonadas, Creches e Asilos, indo a comércios, rádios e foi em uma ida até os parlamentares, por sinal, fiquei por horas a espera para ser recebi, atendido então, estou esperando até hoje. Nesse momento vi que eu tinha como ajudar melhor, foi onde comecei o meu trabalho político.
Concorri ao pleito em 2002, já obtendo os 3.310 votos, 2006 6.441, 2010 com 13.735 votos, e em 2014 obtive 14.935 votos.
As pessoas que me conhece sabe que não vou desistir e estaremos sempre na luta para mudar a concepção política que temos hoje no país. Já demonstrei na minha trajetória que faço o que eu posso, mesmo sabendo que não consigo atender as muitas demandas.  
Tenho 4 filhos que eu adoro: João, Janio Jr., Lucas e a pequena Eloah, não poderia deixar de fora a minha amiga, companheira, esposa com quem quero findar os meus dias, a Sra. Carla Daniela.
No mais agradeço a cada pessoa que passou por aqui para conhecer um pouco, e muito resumido a minha historia.