Oriundo da Vila do IAPI (Assentamento dos moradores que trabalharam na construção de Brasília), foi transferido ainda garoto para outro assentamento onde hoje é a cidade de Ceilândia.
Viu de perto as dificuldades que vinha pela frente, pois o projeto abrigaria muitas pessoas no mesmo lugar, com isso, veio logo os primeiros obstáculos: escola, trabalho, transporte, saúde, entre outros.
As primeiras caminhadas para a escola, o primeiro emprego veio para só me reforçar no trabalho que faço hoje, pois, à época, os jovens podiam trabalhar, ajudando no custeio da casa.
Após ter trabalhado de engraxate, carregador de caixa com verduras na feira do produtor, ajudante no comércio, farmácia. Com o passar do tempo trabalhando em farmácia, juntei algum dinheiro e me tornei proprietário de uma.
Passei em concurso e me tornei Policial Militar, carreira que me destaquei na cidade de Taguatinga com projeção nacional, e até fora do país.
O apelido que ganhei, eu me lembro como se fosse hoje: eu estava no cruzamento do centro da cidade quando uma criança se dirigiu até eu e disse: guarda...guarda...ali vi que seria melhor facilitar essa situação deixando me chamarem da maneira que achavam mais fácil, ficando muito conhecido por "Guarda" no herdado e a inicial do meu nome "Janio", com isso Guarda Janio foi o que melhor me aconteceu.
Com relação as manobras, a maneira simpática de chegar até as pessoas achei muito interessante, pois o policial é visto como uma autoridade repressora que impunha medo. Já ouvi algumas vezes as pessoas que colocavam medo nas crianças, quando falavam: fique quieto se vou chamar o policial. Como trabalhei no Grupo de Teatro da Policia Militar, quis colocar em prática algo que aprendi, que era chamar a atenção e ao mesmo tempo mostrar que o policial estava ali para ajudar, seja no trânsito, seja em outras ocorrências.
Paralelo ao meu trabalho, eu buscava ajudar algumas instituições que cuidavam de crianças abandonadas, Creches e Asilos, indo a comércios, rádios e foi em uma ida até os parlamentares, por sinal, fiquei por horas a espera para ser recebi, atendido então, estou esperando até hoje. Nesse momento vi que eu tinha como ajudar melhor, foi onde comecei o meu trabalho político.
Concorri ao pleito em 2002, já obtendo os 3.310 votos, 2006 6.441, 2010 com 13.735 votos, e em 2014 obtive 14.935 votos.
As pessoas que me conhece sabe que não vou desistir e estaremos sempre na luta para mudar a concepção política que temos hoje no país. Já demonstrei na minha trajetória que faço o que eu posso, mesmo sabendo que não consigo atender as muitas demandas.
Tenho 4 filhos que eu adoro: João, Janio Jr., Lucas e a pequena Eloah, não poderia deixar de fora a minha amiga, companheira, esposa com quem quero findar os meus dias, a Sra. Carla Daniela.
No mais agradeço a cada pessoa que passou por aqui para conhecer um pouco, e muito resumido a minha historia.