Um homem de 31 anos foi preso por ter aplicado golpes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Francisco Ivonaldo de Sousa Silva recebia ilegalmente pelo menos nove recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – oferecido a pessoas com mais de 65 anos ou com algum de tipo de deficiência, que sejam de baixa renda.
Segundo o delegado-chefe da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Sul), Eduardo Galvão, o caso chegou até a Polícia Civil após uma operação de combate ao tráfico de drogas na região.
“No endereço, tinha várias denúncias de tráfico, o que resultou em um pedido de mandado de busca. O traficante não morava mais no endereço, mas Francisco havia se mudado para lá há sete dias. Na casa dele, foram encontrados documentos falsos, cartões, certidões de nascimento”, conta.
O estelionatário recebia cerca de R$ 8.443 e, de acordo com as investigações, ele agia sozinho, mas não se sabe há quanto tempo. Para o delegado-chefe, há duas hipóteses sobre as vítimas, que são em sua maioria do Piauí.
“Ou ninguém existe e ele criou essas pessoas, ou essas pessoas existem e sequer sabem que o benefício está sendo pago”, aponta. “Acredito que ele ia em uma cidade do Piauí, pegava uma pessoa e dizia que iria ver se ela tinha direito a algum benefício. Depois, entrava com o pedido de previdência aqui no DF”, completa.
Francisco foi preso pela 26ª DP por fazer a documentação falsa: cartão de crédito e documento público, como carteira de trabalho e identidade. O crime contra a previdência social será apurado pela Polícia Federal. “Não é nossa competência investigar crimes federais. Eles vão pegar os nomes e vão ver quem existe ou não, e quem tem direito ao benefício”, conclui.
Fonte: www.jornaldebrasilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário