sábado, 21 de outubro de 2017

Visita aos amigos do assentamento 26 de setembro

A área de 997 hectares nasceu como um assentamento, em 1996, a historia dessas família é muito árdua, tendo em vista, estarem a todo instante sendo perseguidos pelo governo.

As famílias foram assentadas, e desde então buscam a regularização do local em que moram.
Hoje, depois de muitos anos ainda segue o fantasma de uma possível retirada dessas pessoas de suas moradias, só porque existem interesses de grandes empresários pela apropriação dessas terras para transformar em uma cidade como foi feito com Vicente Pires, que também era um assentamento agrícola, e hoje se tornou uma cidade propriamente dita. 

A resistência das pessoas que moram nessa comunidade não pode ser deixado de lado, pois já possuem uma historia de luta nesse lugar. Venho conversando com os amigos que ali adquiri, e não nego à eles, que devem continuar os diálogos com o GDF, pois já foi liberado as autorizações para condomínios bem mais jovens e ocorreu a regularização de áreas que foram invadidas, mas no caso dessas famílias da 26 de setembro eles foram assentados, no primeiro momento, e posteriormente ocorreu uma transgressão as normas, não por aqueles que foram assentados, mas por interesses de outros que estavam no poder do estado.

Visito sempre meus amigos como foi o caso da reunião de ontem, onde busco saber quem está em um diálogo com o estado, para dirimir esse problema embrionário, mas que precisa ser resolvido, é bom para a comunidade, e é bom para o estado que poderá, em seu devido tempo, cobrar os impostos necessários para posteriormente trazer os benefícios que ali necessitam.

Levei aos amigos uma contribuição do senador Hélio José que além da cartilha da regularização, se empenhou juntamente com todos os parlamentares da bancada do DF uma emenda impositiva de 20 milhões para a construção de 5 batalhões, que irá atender as áreas rurais, inclusive a 26 setembro.

Governador ajude nesse processo nos mesmos moldes que o GDF agraciou as áreas nobres de Brasília e as regularizou, com um pequeno detalhe, muito mais jovem do esse assentamento.

Gostaria de deixar aqui o meu agradecimento ao Santiago, o Miguel e os demais amigos pela reunião maravilhosa que tivemos ontem, e juntos buscaremos o melhor caminho para resolução desse impasse.


Nenhum comentário: