O Tribunal de Contas da União determinou que, no prazo de 90 dias, a Secretaria de Saúde do DF devolva R$ 39 milhões ao seu próprio Fundo de Saúde, que administra os recursos da área. A sentença trata do valor gasto pela pasta, em 2012 e 2014, na compra de curativo, esponja e bomba para tratamento de ferida crônica a vácuo. De acordo com a decisão, a tecnologia dos produtos a serem adquiridos não havia sido aprovada pelo Ministério da Saúde.
Portanto, para o tribunal, os produtos, comprados com participação de recursos da União, foram adquiridos mesmo já existindo parecer da Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, de maio de 2011, contrário à incorporação ao SUS da Terapia por Pressão Negativa. Assim, segundo o TCU, a aquisição só poderia ser feita com recursos próprios distritais.
Segundo a Procuradora-Geral de Contas do DF, Cláudia Fernanda, a decisão constitui em importante precedente, para que as aquisições, no DF, com recursos federais sigam a jurisprudência do TCU, evitando indevida utilização de recursos públicos.
A Secretaria de Saúde foi procurada, mas ainda não se pronunciou.
Fonte: www.jornaldebrasilia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário